Mercado

- Atualizado em
Vertys Solar Group ganhou mais de 60% de produtividade
Programa de produção enxuta auxilia segmento industrial a rever gargalos e mentalidade
compartilhe
Programa de produção enxuta auxilia segmento industrial a rever gargalos e mentalidade
por Mayara Duarte
min de leitura
- Como foi para a Vertys Solar Group participar do Brasil Mais
- Quais foram as modificações realizadas pela indústria
- Os resultados alcançados
A Vertys Solar Group foi uma das participantes do Brasil Mais. Lucas Malacarne, analista de qualidade da empresa, conta que a participação no programa foi fundamental para o crescimento da indústria. “Quando a gente fechou o acordo, entramos de cabeça no negócio e achamos muito válida a experiência. Tivemos um ganho mais de 60% de produtividade com o programa, isso sem contratar ninguém. Foi basicamente mudando o processo, alterando, balanceando internamente. Abrimos as portas para reduzir desperdício, então começamos e enxergar o projeto com outros olhos”, avalia.
Com a participação, a Vertys Solar Group teve modificações no layout da área de processos, separação, medição, produção, alterações no processo produtivo, como fluxo divisão das atividades, padronização e mensuração. “Um dos pontos que mais melhorou foi a mentalidade: ou seja, todos aqui na equipe, desde o funcionário da produção até a direção, entraram com uma mentalidade para fazer a mudança e viram os resultados depois. Toda equipe se engajou no processo, topou as mudanças e no final os resultados foram excepcionais”, conta Malacarne.
Antes do Brasil Mais, o recorde de separação de pedidos no decorrer de 2021 e 2020 da empresa foram de 245 pedidos separados mensalmente. No mês de agosto, após o programa, a equipe conseguiu separar mais de 396 pedidos. “Isso financeiramente vai dar uma rentabilidade de mais de 100 mil reais no ano, em torno de R$ 9/10mil por mês. Foi um resultado fantástico que a gente teve em um projeto rápido, de dois meses. Mais de 60% de aumento da produtividade e mais de R$ 100 mil de economia no ano com mão de obra”, conclui.
As inscrições podem ser feitas no site do Senai no Paraná ou pelo e-mail brasilmaispr@sistemafiep.org.br .
Mais