Pelos sindicatos

- Atualizado em
Nova gestão do Sindiwest busca a união para fortalecer o setor
Projeto-piloto apoiará as indústrias da região oeste em processos de terceirização
compartilhe
por Priscila Aguiar
min de leitura
- Ações do sindicato para fortalecer o setor
- Nova diretoria
No fim de abril, tomou posse a gestão 2021-2024 do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest PR), que agora tem como presidente Alexandre Damian Reis. Sediado em Cascavel, na Casa da Indústria, o sindicato está em atividade desde 1987, representando indústrias de toda a região oeste.
Para o novo presidente, que na gestão anterior atuou como vice, a palavra-chave desta diretoria é a união. “Estamos focando em uma gestão compartilhada e em parcerias com indústrias e com a prefeitura. O objetivo é contribuirmos para a competitividade do setor em que atuamos”, explica.
Um dos focos da entidade será o apoio ao processo de terceirização de mão de obra, um dos gargalos das empresas do ramo de vestuário. “Na nossa região, há muitos estabelecimentos industriais que usam mão de obra indireta. Por isso, formamos um grupo de dez empresas que serão um polo de apoio aos empresários, auxiliando em questões jurídicas, de análise de custos e de melhorias na gestão fabril”, comenta Reis. A equipe fornecerá maquinário às indústrias e será responsável pelo treinamento dos trabalhadores terceirizados.
Outra vantagem da iniciativa é que ela permitirá o compartilhamento de mão de obra entre as indústrias. “Nosso setor é muito sazonal: quem produz coleções de inverno, por exemplo, tem sua produção mais concentrada no verão. Nos períodos de baixa produção, essas empresas poderão compartilhar a mão de obra terceirizada com outras indústrias que estão com alta produção”, comenta. Isso aumenta a competividade dos estabelecidos, à medida em que reduz custos fixos, o que é fundamental para um setor que foi fortemente impactado pela pandemia.
Neste ano, o projeto será piloto, mas o objetivo é que, futuramente, ele passe a contar com a participação de mais indústrias. A associação ao sindicato, que teria mensalidades atrativas para os pequenos negócios, seria um requisito para aderir à ação. “Estamos colocando o projeto no papel. Já estamos com a Secretaria de Desenvolvimento Regional trabalhando junto, avaliando custos, preparando a parte legal. Em breve, teremos uma iniciativa robusta que ajudará toda a cadeia da indústria têxtil de vestuário”, finaliza Reis.
Conheça a nova diretoria:
Presidente: Alexandre Damian Reis
Vice-presidente: Edvaldo Geraldo
Secretária: Maira Miotto Ferreira
Tesoureiro: Charles David da Rosa
Suplentes de diretoria:
Fabio Justiniano
Everson Heilmann
Evair Ramos Pegoraro
Valdirene Mendes Foglietti
Conselho fiscal – efetivo:
Agostinho Marques Galvão
Rudimar José Mariga
Hilario Luiz Redin
Suplentes:
Agnaldo Da Silva
Vilson Vilmar Basso
Claudia Tansini Silva
Conselho Fiep – efetivo:
Edvaldo Geraldo
Suplentes:
Maira Miotto Ferreira
Charles David Da Rocha
Mais
Estamos focando em uma gestão compartilhada e em parcerias com indústrias e com a prefeitura. O objetivo é contribuirmos para a competitividade do setor em que atuamos