Mercado

- Atualizado em
Sesi tem novidades em Segurança e Saúde
A atualização vem por meio da inovação tecnológica que permitirá gestão da informação estratégica, prevenção e ainda ampliação do atendimento
compartilhe
por Ana Clara Tonocchi
min de leitura
- O lançamento da plataforma Sesi Saúde e Segurança, que permitirá a gestão de dados para tomada de decisões.
- O Circuito Sesi Saúde, programa que incentivará e promoverá ações de prevenção e cuidados com a saúde do trabalhador e sua família.
- Mudança do modelo de contratação dos fornecedores do Sesi, que trará mais capilaridade e agilidade à oferta de serviços.
Conhecer, de forma rápida e confiável, índices de absenteísmo, as principais causas de atestados médicos, mudanças nas Normas Regulamentadoras (NRs), é determinante para o aumento da produtividade e, consequentemente, da competitividade industrial.
O acesso a essas e outras informações será possível por meio da plataforma Sesi e Segurança para que, cada vez mais, o setor produtivo apoie o colaborador e familiares na busca por qualidade de vida de forma a reduzir custos e riscos de acidentes e doenças do trabalho. Disponível gratuitamente a partir do segundo semestre, plataforma vai ajudar os gestores industriais na tomada de decisões.
A prevenção é a alma do negócio
Para somar à plataforma Sesi Saúde e Segurança, também estará disponível o Circuito Sesi Saúde, programa que incentivará e promoverá ações de prevenção e cuidados com a saúde.
“Temos um calendário temático e mensal com a oferta de exames, vacinas, lives e informações para que os trabalhadores e seus dependentes cheguem ao final do ano com a saúde em dia. Queremos fornecer subsídios para que as indústrias sejam centros de irradiação de prevenção. Ou seja, que a preocupação não seja somente com a saúde laboral, mas também com a saúde do colaborador e sua família de forma geral. Assim, protegemos a saúde do trabalhador de forma antecipada evitando o absenteísmo”, explica Rosângela Isolde Fricke, gerente de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.
Outro ponto que marcará essa renovação no atendimento do Sesi às indústrias é a mudança no modelo de contratação de fornecedores. O objetivo é levar mais qualidade e capilaridade à prestação dos serviços por meio do credenciamento de clínicas e profissionais que devem atender a editais rigorosos de seleção.
A Região Noroeste foi a primeira a adotar o novo modelo. Maringá e Paranavaí já estão com novos credenciados atendendo dentro das unidades, o que permitiu abertura da agenda para ampliar os atendimentos. De acordo com Alexandre Destéfano, gerente das unidades da região, a previsão é de que até julho todas as cidades da localidade contem com novas clínicas credenciadas.
“Se antes eu tinha um fornecedor para atender a demanda de quase 100 municípios, em breve teremos mais fornecedores para atender essas mesmas cidades. Em breve poderemos atender esses industriários na própria cidade, reduzindo o tempo de deslocamento, de atendimento e ampliando a oferta de mais serviços. Ajuda o trabalhador e a indústria”, afirma Alexandre Destéfano, gerente das unidades da região.
Saiba mais em sesipr.com.br
Mais
Com informações de qualidade em mãos, obtidas por meio daquela que objetiva ser a maior base de dados de do setor industrial brasileiro, as indústrias terão condições de planejar ações a curto, médio e longo prazo, podendo contratar os serviços do Sesi no Paraná para apoiá-las a resolver o que é necessário.