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Por dentro do Sistema Fiep

Sistema Fiep lança marketplace voltado às indústrias do vestuário para apoiar as indústrias do Paraná

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por Rafaella Sabatowitch

Segundo dados da Ebit/Nielsen – maior plataforma de opinião do Brasil –, o comércio online cresceu acentuadamente desde março do ano passado. Em 2020, o aumento em relação ao ano anterior foi de 41%. No mesmo período, o marketplace teve alta de 52% e movimentou R$ 72 bilhões. 

Foto: Gelson Bampi

A compra de produtos no meio virtual já estava em crescimento nos últimos anos Brasil, mas a crise sanitária e a mudança rápida no comportamento dos consumidores aceleraram essa tendência “A pandemia apressou um processo de transformação digital no Brasil que levaria de três a quatro anos para acontecer”, avalia o pesquisador do Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), Ramiro Fernandes Pissetti. “A mudança de hábito não é passageira, veio para ficar. E as empresas que não estiverem no meio digital para ‘fisgar’ estes consumidores vão ficar para trás”, avisa.  

Para Bianca Becker, consultora de marketing digital do Sebrae-PR, o marketplace favorece a entrada dos pequenos negócios no meio digital. Ela justifica que para o micro e pequeno empresário manter um e-commerce próprio seria muito oneroso e poderia se tornar uma grande dor de cabeça. “O único trabalho que o empresário tem é enviar o produto no prazo. O restante é responsabilidade da rede contratada. É uma mão na roda para quem começar a vender na internet”, garante. 

Para apoiar as indústrias do Paraná, o Sistema Fiep estruturou um projeto-piloto de marketplace (um grande portal de vendas online de uso compartilhado), o LookModa, voltado às indústrias do vestuário, setor majoritariamente composto por micro e pequenas, e o terceiro em geração de empregos. A intenção é estender a iniciativa para outros setores, sempre considerando a relevância do segmento.  

Para conhecer acesse lookmoda.com.br 

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