- Atualizado em

Rodrigo da Luz assume presidência do Sindicaf-PR

Entre os desafios da nova gestão, estão a retomada do setor e o aumento do associativismo

compartilhe

por Priscila Aguiar

No dia 22 de setembro, tomou posse a nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento, Fibrocimento e Ladrilhos e Hidráulicos do Estado do Paraná, o Sindicaf-PR, liderado pelo industrial Rodrigo Rodrigues da Luz. Sediada em Curitiba, a entidade fundada em 1997 representa mais de 500 empresas filiadas em todo o estado.

Rodrigo conhece de perto as dificuldades desse ramo, já que atua no setor desde 2004. E antes de se tornar presidente, atuou no Sindicaf-PR como tesoureiro, entre 2013 e 2017, e como secretário, entre 2017 e 2021. Mas agora na presidência os desafios serão ainda maiores. “Assim como um todo, a indústria que a nossa instituição representa teve um desaquecimento em decorrência da pandemia, o que afetou diretamente o caixa. Além disso, o grande reajuste das matérias-primas causou prejuízos a algumas empresas”, explica. 

A indústria que a nossa instituição representa teve um desaquecimento em decorrência da pandemia, o que afetou diretamente o caixa.

Rodrigo da Luz

Presidente do Sindicaf-PR

Para contornar essa situação, contribuindo para que o segmento tenha uma recuperação sólida e rápida, o sindicato tem um papel fundamental; mas para isso, precisa fortalecer sua representatividade. “Os desafios para a nova gestão serão a retomada do crescimento industrial do setor, em conjunto com a expansão do associativismo, aumentando a representatividade da base como um todo. Temos um bom relacionamento de parceria com os trabalhadores do setor, o que pode ajudar em novas ideias para melhorar os processos produtivos”, comenta. Outra prioridade, segundo Rodrigo, é a modernização das plantas e a implantação de novas tecnologias para melhorar a produção.

O novo presidente também acredita que os serviços oferecidos pelo Sistema Fiep podem auxiliar na expansão do sindicato e também na competitividade dos associados. “O Sindicaf-PR sempre foi parceiro do Sistema Fiep, e pretendemos dar continuidade a todas as nossas parcerias, para trazer cada vez mais associados por meio dos diversos serviços, como o cartão Sesi Viva +, Colégio Sesi da Indústria, entre outros”, conclui.

Conheça a gestão 2021-2025

Diretoria

Presidente: Rodrigo Rodrigues da Luz

Vice-presidente: Guilherme Fiorese Philippi

2º vice-presidente: Fábio Luiz Cé

1º secretário: Edson José de Vasconcelos

Conselho fiscal

Efetivos: Carlos Real, Tiago Grondek da Luz, Mauricio José Mazzo

Suplentes: Clóvis Pelicer, Joaquim Alves Faleiros, José Carlos Salvadori

Delegados representantes

Efetivo: Guilherme Fiorese Philippi

Suplente: Edson José de Vasconcelos

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política. Saiba mais.